Você já ouviu falar em psicologia das cores no design de interiores, ou seja, na decoração? Bom, a psicologia das cores é um conceito ligado à comunicação visual e a Prima Decora tem um vídeo no YouTube que trata exatamente desse assunto.
Essa é uma área que estuda de que maneira as cores influenciam o comportamento humano, como o humor, os sentimentos e as sensações.
Na decoração de interiores, podemos explorar a psicologia das cores em ambientes. Esse conceito se refere àquilo que as cores podem despertar ou transmitir para as pessoas que estão em um ambiente interno.
Na hora de decorar seu ambiente, você sabe quais as cores que te encantam e que realmente combinam com você? Você sabe escolher aquelas cores que transmitem as sensações que você deseja ter em cada ambiente?
No vídeo, a Prima Decora mostra inúmeras imagens de ambientes decorados, onde certas cores predominam ou se destacam, e fala das sensações e sentimentos que as cores costumam causar em boa parte das pessoas.
Não deixe de ver o vídeo! As ilustrações apresentadas juntamente com as explicações da Prima ajudam muito a compreender como se dá a Psicologia das Cores no Design de Interiores.
E se você, assim como a Prima, adora decoração, inscreva-se no canal! Para se inscrever, CLIQUE AQUI.
Alguns insights sobre a Psicologia das Cores no Design de Interiores
Por exemplo, o que você acha de uma decoração em que a cor preta predomina ou se sobressai? O preto é uma cor coringa que transmite elegância, sofisticação, formalidade, poder, drama, ousadia e mistério.
Enquanto isso, no design de interiores, a cor branca, que é monótona para algumas pessoas, transmite pureza, inocência e clareza.
Já o rosa transmite carinho, amor, romantismo e feminilidade e tem um efeito calmante, que pode reduz a agressividade.
O azul também é uma cor calmante que, inclusive, ajuda a relaxar e a dormir. Pode, inclusive, ajudar a dormir por mais tempo e ainda melhorar a qualidade do sono. Por outro lado, quando estamos despertos, a cor azul melhora a concentração. Não à toa, ela está associada ao sucesso. Essa cor evoca ainda confiança, segurança, ordem, estabilidade e paz.
Já o vermelho transmite paixão, ambição, poder, prestígio e pode evocar entusiasmo, energia, ação, força de vontade e vigor, e ainda aumentar o apetite.
O roxo, por ser uma mistura de vermelho e azul, pode trazer um pouco dessas duas cores. Se for um roxo mais avermelhado, aumenta a atenção. Se for mais azulado, evoca mais calma e tranquilidade. De qualquer maneira, o roxo transmite luxo, nobreza e pode estimular a criatividade. Por ser uma cor pouco frequente na natureza, também remete ao mistério e à fantasia.
O laranja transmite alegria e desperta entusiasmo, e assim como o vermelho, aumenta o apetite. Também estimula a sociabilidade.
O amarelo pode provocar múltiplas sensações, como calma, paz, alegria, otimismo, energia, confiança, esperança, autoestima, extroversão, força emocional e criatividade. Assim como o azul, melhora a concentração. Por transmitir calma, o amarelo favorece situações que exigem silêncio, reflexão e tomada de decisão.
Já o verde estimula pensamentos de equilíbrio, restauração e traz à mente a natureza. Também diminui a ansiedade. Como essa cor remete à prosperidade e ajuda a abrir sua mente, ela está intimamente ligada ao dinheiro. É uma ótima cor para o seu home office, pois ela pode aumentar a criatividade e melhora a produtividade.
A cor cinza pode parecer sombria e monótona para alguns – principalmente se for utilizada na decoração da maneira incorreta – mas desperta segurança, inteligência e solidez. Também transmite calma e moderação, o que é especialmente benéfico para famílias com crianças pequenas. Um cinza mais prateado transmite riqueza e prosperidade.
E o prateado na psicologia das cores também traz essa percepção de riqueza e prosperidade, além de causar fascínio e transmitir elegância.
O ousado dourado também remete à riqueza e ainda ao luxo, esplendor e glória.
Já o tradicional marrom, transmite bom gosto, conforto e relaxamento, e assim como o verde, remete à natureza.
O bege, dependendo do tom, pode assumir o efeito psicológico do branco, do amarelo, do marrom ou do cinza. De qualquer maneira, o bege também transmite simplicidade, suavidade, serenidade e bom gosto.
E quanto à combinação de cores? Bom, quando se combina cores em um mesmo ambiente, é possível conseguir um equilíbrio de sensações e emoções.
E você? Qual cor você prefere na decoração? Você acha que alguma destas cores te desperta emoções? Assista o vídeo do canal Prima Decora com ambientes decorados com cores específicas e descubra quais emoções e sensações as cores da decoração despertam em você.


Deixe um comentário